ASPAS COM O GESTOR, AGOSTO 2023
Resumo de agosto por Paulo Bueno
O mês de agosto foi de baixa nos mercados, respeitando a sazonalidade mais negativa. O Brasil que havia sido destaque de alta nos últimos meses foi o destaque negativo com o Real também perdendo valor seguindo as demais moedas de países emergentes. Apesar dos sinais de inflação mais controlada e também de um desaquecimento no mercado de trabalho, os juros subiram nos EUA impactando também e principalmente a parte mais longa da curva de juros aqui no Brasil. O petróleo foi novamente destaque de alta e nossas posições em PRIO e Reconcavo foram muito bem. Destaque também para os setores de mineração e siderurgia em que Vale e Gerdau se destacaram apesar de ainda termos pouca visibilidade de estímulos na China. Juros longos subindo apesar da queda de 0,50% na Selic fizeram com que nossa posição em Bs ficasse praticamente estável.
Setembro ainda sofrerá os efeitos dessa sazonalidade mais negativa. Acreditamos que um movimento de alta mais consistente deverá ocorrer nos últimos 3 meses do ano tendo como primeiros objetivos 4.800 no S&P e 135 mil pontos aqui no Ibovespa, portanto, seguimos achando que realizações eventuais devem ser consideradas boas oportunidades de compra. Mantemos nosso otimismo com o setor de tecnologia nos EUA. No Brasil preferimos os setores de educação, construção e também estamos acreditando na continuidade do movimento de recuperação em commodities mantendo posições no setor de petróleo, mineração, siderurgia e logística.
Mantemos nossa posição no exterior agora com hedge em opções de Dólar depois da valorização de agosto e seguimos com posições em NTNBs para 2026 e 2050. Continuamos otimistas com os setores de consumo e tecnologia na China muito atrasados em relação ao movimento de alta provocado pela onda de Inteligência Artificial e que também é relevante por lá. Esperamos para setembro estímulos mais expressivos por parte do governo chinês.
Publicado por
Paulo Battistella Bueno
Partner & Portfolio Manager at Santa Fé Investimentos