ATLETAS & INVESTIDORES, O QUE ELES TÊM EM COMUM?
A trajetória de um atleta olímpico e a estratégia de investimento de longo prazo compartilham mais semelhanças do que se pode imaginar. Ambas dependem de planejamento cuidadoso, comprometimento e uma visão clara do futuro.
Os atletas olímpicos, como os da equipe brasileira de ginástica artística feminina recém ganhadora da medalha de bronze olímpica em Paris, operam com um ciclo olímpico de quatro anos. Este ciclo é crucial para o planejamento e a execução de treinamentos, competições e estratégias para alcançar o auge no momento certo – os Jogos Olímpicos. Assim como os atletas, investidores também precisam adotar uma visão de longo prazo com objetivos claros e ter uma estratégia bem definida que possa se desenvolver ao longo de um período prolongado.
Para os atletas, o ciclo olímpico exige planejamento meticuloso e paciência. Cada fase do ciclo – treinamento, competições regionais e nacionais, e preparação para os Jogos Olímpicos – deve ser cuidadosamente orquestrada para maximizar o desempenho. Da mesma forma, investimentos de longo prazo demandam um planejamento estratégico e a paciência necessária para enfrentar flutuações e variações de curto prazo no mercado. É necessário saber onde se quer chegar e ter muita resiliência!
Os atletas precisam se comprometer com um regime intenso de treinamento e disciplina, sempre mirando o objetivo de subir ao pódio. Em investimentos de longo prazo, o comprometimento se traduz em manter uma carteira diversificada e sólida, mesmo quando o mercado se torna volátil. Tanto em esportes quanto em finanças, o sucesso não é garantido, mas o esforço consistente e a disciplina são cruciais.
A renda variável, representada por ações e outros ativos que podem variar significativamente em curto prazo, pode ser comparada à incerteza e aos desafios enfrentados pelos atletas durante o ciclo olímpico. Assim como o desempenho de um atleta pode ser afetado por diversos fatores imprevisíveis, o valor das ações pode experimentar alta volatilidade. Atletas enfrentam condições inesperadas, lesões ou mudanças na competição. Eles precisam se adaptar rapidamente para manter sua performance no caminho certo. Da mesma forma, investidores devem estar preparados para ajustar suas estratégias e alocações em resposta a mudanças no mercado.
Uma verdadeira equipe olímpica é composta por diversos profissionais capacitados. nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, técnicos, preparadores físicos, empresários, todos trabalham em pró de seus atletas, analisam constantemente seu desempenho para identificar áreas de melhoria. Investidores devem fazer o mesmo: buscar uma equipe profissional ao seu redor: analistas, gestores, traders, todos com foco em seus investimentos, avaliando periodicamente o desempenho dos ativos e ajustando conforme necessário para garantir que a estratégia de investimento continue alinhada com os objetivos de longo prazo.
A formação de patrimônio envolve a criação de uma base financeira sólida que poderá gerar riqueza a longo prazo. A trajetória da equipe brasileira de ginástica artística feminina é um bom exemplo de como uma base bem construída pode levar a realizações históricas como a 1º medalha olímpica por equipe!A equipe brasileira começou com um trabalho de base fundamental: desenvolvimento de habilidades, treinamento intenso e participação em competições menores, consistência em patrocínios e investimentos. Da mesma forma, investidores devem começar sua trajetória com educação financeira, foco constante em corte de custos e/ou aumento de renda e investimentos consistentes e persistentes para construir um patrimônio duradouro.
O investimento em treinamento de alta qualidade e infraestrutura para os atletas também pode ser comparável ao investimento em ativos de qualidade e estratégias financeiras sólidas para investidores. A equipe de ginástica teve que investir em suas habilidades e recursos para alcançar o sucesso olímpico. Investidores também precisam focar em ativos que tenham potencial de crescimento e estabilidade a longo prazo.
O caminho de um atleta olímpico e a jornada de um investidor compartilham muitos paralelos importantes. Ambos requerem planejamento estratégico, paciência, e um foco claro no longo prazo. A equipe brasileira de ginástica artística feminina, com sua histórica conquista da primeira medalha olímpica, é um exemplo inspirador de como a visão e o comprometimento ao longo de ciclos prolongados podem levar a resultados extraordinários. De maneira semelhante, investidores que adotam uma abordagem de longo prazo, gerenciam riscos com sabedoria e permanecem comprometidos com suas estratégias têm a chance de construir um patrimônio sólido e duradouro.
Essa comparação ilustra que, independentemente do campo, os princípios fundamentais do sucesso são muitas vezes os mesmos: planejamento meticuloso, compromisso inabalável e uma visão clara para o futuro.
Deixo aqui meus sinceros PARABÉNS às ginastas da equipe brasileira. Vocês fizeram história!
Publicado por
Fernanda Lancellotti
Partner & Head of Investor Relations at Santa Fé Investimentos